quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como comprar e usar um ar condicionado split

No nosso clima tropical, é quase impossível agüentar as altas temperaturas sem a ajuda de um aparelho de ar condicionado split. Se você está pensando em investir em um condicionado split, lembre-se que é preciso escolher bem o aparelho para não jogar dinheiro fora:

Na hora de comprar um condicionado split, é preciso avaliar o aparelho em dois quesitos principais. O primeiro é sua potência, que deve ser compatível com o espaço que você quer refrigerar. O segundo passo é avaliar sua eficiência, para ver se o produto não vai aumentar astronomicamente a sua conta de luz .

Os aparelhos de refrigeração têm uma vida útil de 10 anos, aparelhos instalados na beira do mar podem ter sua vida útil reduzida para apenas cinco anos, principalmente se não passarem por manutenção periódica.

Os  aparelhos antigos costumam gastar muito mais energia do que os novos à venda atualmente. A diferença de preço entre um novo e um antigo vai ser compensada rapidamente na conta de luz.

Quanto ao funcionamento, todas as marcas se equivalem, todas vão ter mais ou menos o mesmo desempenho. O mesmo não pode ser dito com relação à durabilidade. Equipqmentos de marcas  tradicionais costumam ser mais robustos e durar mais.

Ainda com relação ao consumo de energia deve-se verificar o selo Procel do condicionado split e comprar o mais econômico. Os condicionadores fabricados com tecnologia INVERTER são os mais econômicos e eficientes que existem. Também são os mais caros.

Para que seu aparelho tenha vida longa, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) lembra que qualquer aparelho deve ser ligado na ventilação para só depois de alguns minutos passar para o modo de refrigeração. Isso garante vida longa ao compressor e ao termostato, que costumam ser as primeiras peças a quebrar. Além disso, o aparelho deve ter seu filtro limpo todo mes, no mínimo, e a grelha nunca deve acumular poeira.

Recomendo o ar condicionado no verão mesmo para os alérgicos, já que o ventilador costuma espalhar a poeira pelo quarto e piorar quadros de rinite e faringite.

Como o ar gelado dos refrigerados tira a umidade do ar, é comum a sensação de nariz, olhos e garganta seca. Para contornar esse problema, é bom manter uma toalha úmida ou uma bacia com água no quarto, beber muita água e, periodicamente, lavar os olhos e o nariz com soro fisiológico. A temperatura do aparelho deve ser mantida entre os 21 e 23 graus, faixa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário